terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ESTE É O BRASIL CABOCLO.


Altas temperaturas e seca ameaçam cafeicultura na Bahia e no BrasilAltas temperaturas e seca ameaçam cafeicultura na Bahia e no Brasil

Fonte Catarina Guedes
A cafeicultura na Bahia vive o momento mais difícil de sua história, e não apenas pelos preços baixos do café especial, hoje em torno de R320 a saca de 60kg. É a seca, que se arrasta desde a safra passada, que tira o sono dos cafeicultores, sobretudo da Chapada Diamantina. Os problemas climáticos serão abordados no 14° Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé, que será realizado de 11 a 13 de março, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador. O painel “As alterações Climáticas e seus efeitos no Agronegócio Mundial é um dos mais aguardados do evento, e acontecerá no primeiro dia do Agrocafé, das 17h30 às 18h30, ministrado pelo pesquisador da Embrapa, ex-secretário de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças do Clima, Eduardo Assad.
De acordo com o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Café – Assocafé, João Lopes Araújo, o risco de abandono da atividade por muitos produtores é iminente. “Esta seca é a mais severa da história da Bahia e o agricultor está sofrendo demais. Ainda que acabasse hoje, o problema se estenderia por pelo menos mais uma safra. É preciso um trabalho grandioso e imediato de liberação de crédito para recuperação dos cafezais”, afirma Araújo.

A solução está no Nordeste
 A Embrapa e outras instituições, como a Unicamp, estão trabalhando no desenvolvimento de variedades geneticamente adaptadas de café, tolerantes à seca e ao calor. E, de acordo com o pesquisador, a solução para o problema vem justamente do Nordeste. “No semi-árido, temos espécies nativas com alta tolerância à seca e elevadas temperaturas, que devem ser estudadas, pois suas características genéticas podem ser aproveitadas nas outras culturas. Desde 2007, a Embrapa Café vem desenvolvendo pesquisas buscando variedades de mais tolerantes à deficiência hídrica e também a altas temperaturas”, afirma o pesquisador.
 “Seguimos três caminhos na busca de soluções. Avaliamos a vulnerabilidade da cultura, estudamos as técnicas de mitigação do problema, como, por exemplo, o sombreamento, e pesquisamos e desenvolvemos cultivares tolerantes”, conclui Eduardo Assad.
 O Agrocafé 2013 é uma realização da Associação de Produtores de Café da Bahia – Assocafé, Federação da Agricultura do Estado da Bahia – Faeb, e Centro do Comércio de Café da Bahia.


MASELAS DOS ASSALTANTES!!!


Após assalto, moradores dizem que falta dinheiro em Baianópolis (BA

Os moradores de Baianópolis, na região oeste da Bahia, enfrentam dificuldades para sacar dinheiro desde que a agência do Banco do Brasil, única da cidade, foi assaltada no dia 4 de fevereiro.  
A superintendência banco, em Barreiras, informou que ainda não há previsão para que os funcionários que sofreram o trauma do assalto voltem ao trabalho. "A gente, por enquanto, está aguardando retorno dos funcionários que estão afastados por licença médica. 
Mas a gente ainda não tem corretamente procedimento e data", afirma José Carlos da Silva. Com isso, o banco está sem dinheiro disponível nos caixas.
As alternativas para os clientes são sacar dinheiro no banco postal dos Correios ou na lotérica de Baianópolis.
Enquanto o problema não é resolvido, os moradores relatam os transtornos para conseguir dinheiro na cidade. "Eu precisava pagar uma conta, sacar dinheiro, e acabei não conseguindo fazer esse pagamento por causa de falta de dinheiro na cidade", afirma o professor Ivan José.
O aposentado Aron Stenzel diz que não conseguiu o pagamento do benefício. "Esse mês até agora não recebi. Cheguei no banco, não tinha dinheiro. Me mandaram no correio (sic)., não tem dinheiro. E aí, como é que os aposentados vão viver? ", questiona.
Com pouco dinheiro circulando, o comércio teve queda nas vendas, segundo informam os comerciantes. "As vendas despencaram em média de 80%. As vendas que estão saindo aqui só mesmo no crediário", afirma Elizete Palmeira, dona de uma loja na cidade. Alguns moradores são obrigados a enfrentar uma viagem de 120 km, ida e volta, até Barreiras.  
O dono da lotérica do de Baianópolis afirma que é obrigado a negar atendimento por causa do problema. "Não tem dinheiro. Tem que esperar o comerciante pagar um boleto, alguma coisa assim. A minha preocupação maior é o Bolsa Família porque são pessoas carentes, que vêm da zona rural e têm aquele dinheiro para sobreviver mesmo",
fonte: Relata Pedro Mann. (G1)

SERA VERDADE.


Prefeito de Correntina recebe ameaça de morte, QEM FEZ.


O prefeito de Correntina, Laerte Caires, o popular Laertão, e o ex-prefeito Nilson Rodrigues, mais conhecido como Maguila, ambos do PCdoB, garantem que estão sendo ameaçados de morte através de ligações, bilhetes e até recados orais. Diante das ameaças e do vandalismo em Correntina, o diretório estadual do PCdoB pediu providências ao titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), Maurício Barbosa, e o caso está sendo investigado. O chefe da pasta se comprometeu a apurar rigorosamente para identificar os responsáveis. Laertão e Maguila registraram um Boletim de Ocorrência na delegacia de Correntina e acompanham a investigação policial.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

JABORANDI, CORIBE E CÔCOS-BA.


Cinco municípios do Oeste da Bahia terão votação com identificação biométrica em 2014

Cinco municípios do Oeste da Bahia terão votação com identificação biométrica em 2014
Fonte Tribuna da Bahia | Foto Divulgação TRE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, neste mês, os municípios brasileiros que passarão pelo cadastramento biométrico em 2013.

Este ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) incluiu 37 municípios que ainda não têm seu eleitorado inscrito para exercer o voto por meio da identificação com as digitais.
As cidades foram escolhidas pela Corte por já estarem incluídas nas demandas de revisão eleitoral nacional após terem passado por inspeções extraordinárias. 
Segundo a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), órgão interno do TRE-BA responsável por fiscalizar o procedimento, a previsão é que a coleta dos dados biométricos dos eleitores nessas localidades aconteça de junho a novembro deste ano. 
A primeira cidade a ser contemplada será Adustina (52ª Zona Eleitoral), a 345 km da capital baiana. Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim também estão inclusas no programa (veja ao final as cidades). 
Para as Eleições de 2014, a meta do TSE é que 20% do eleitorado do país esteja recadastrado. Em 2016 esse número deve aumentar para 40% e, em 2018, o objetivo é que o sistema de identificação por impressão digital já tenha alcançado todos os eleitores brasileiros.
 O cadastramento biométrico consiste em uma nova política de cadastro do eleitor brasileiro que está sendo implementada desde 2008 no Brasil. Na Bahia, os 24.307 eleitores da cidade de Pojuca já votam na urna usando a identificação biométrica desde 2010.
O sistema biométrico garante a identificação segura do eleitor, já que se trata de um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas, neste caso, as digitais.

Além disso, certifica a autenticidade do resultado das eleições.
 

VOCE VIU? AVISE


Empresário barreirense está desaparecido há sete dias



Fonte Alo Alo Salomão


A Polícia Civil de Barreiras está investigando o misterioso desaparecimento do empresário do ramo de compra e venda de veículos Carlos Aires de Santana, 47 anos, o popular Carlinhos.




Ele saiu de casa no último dia 11 em seu veículo Chevrolet/Cruze, por volta das 10 horas e não deu mais notícias. A família está desesperada em busca de informações e registrou uma queixa na delegacia na manhã de quinta-feira, 14.


A equipe de policiais civis envolvida no trabalho de investigação ainda não conversou com a imprensa sobre o caso, e mantém todas as informações no mais absoluto sigilo. Não há indícios no Complexo Policial de crime de sequestro. 

Segundo informações de amigos da família de “Carlinhos”, que não quiseram revelar suas identidades, ele possui uma empresa de locação e venda de motos e carros, situada na Rua das Turbinas, no bairro Barreirinhas.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

TULIO VOLTA AO CAIO MARTINS , MARCAR TRES GOLS E FICA A DOIS DO MILESIMO



 Martins já é um lugar bem íntimo de Túlio, e foi neste estádio, onde brilhou pelo Glorioso no título brasileiro de 1995, que o atacante marcou mais três gols, chegou a 998 na carreira, segundo as contas dele, e se aproximou do sonho de fazer o milésimo. Em amistoso contra o Santos de Angola, na manhã deste domingo, o folclórico jogador marcou de pênalti, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, e fez um belo gol aos 42 da etapa inicial, quando se livrou do zagueiro e finalizou da entrada da área. No final do jogo, aos 38 do segundo tempo, converteu mais um pênalti, que o deixou a apenas dois passos de seu grande sonho.- É muita felicidade fazer esses três gols. Agora só faltam dois para o milésimo. Foi uma linda festa, um amistoso internacional, com a presença do presidente. Me deixou muito feliz. Cada dia que passa é mais difícil, mas vamos continuar trabalhando para fazer o gol mil - declarou Túlio.
Túlio botafogo jogo (Foto: Globoesporte.com)Atacante entra em campo rodeado de crianças
(Foto: Globoesporte.com)
Por conta de uma campanha de marketing, apenas 300 torcedores tiveram o privilégio de ver uma das últimas apresentações do ídolo. O jogo foi marcado para às 10h e o calor era intenso. Aos 43 anos, não era comum ver Túlio Maravilha se movimentando durante o jogo, mas por pouco ele não fez mais.Aos 19 do segundo tempo, ele se livrou do zagueiro e finalizou de perna esquerda, em cima do goleiro. Logo depois, ele arriscou de fora da área, mas a bola passou caprichosamente por cima do gol. Aos 29, ele driblou o zagueiro, mas perdeu o ângulo e chutou para fora.- O Túlio Maravilha já fez gols de todos os tipos, vale tudo. Gol de mão, de cabeça, impedido, vale tudo. Só tem dois gols que não fiz na carreira, gol contra e olímpico. Gol contra não quero fazer nunca (risos) - disse o atacante, que, por ter feito três gols, pediu que o hino do Botafogo fosse tocado durante o Fantástico.E Túlio seguiu em campo durante o jogo inteiro, de olho em uma possível chance no fim. Curiosamente, a partida foi encerrada aos 39 minutos do segundo tempo, logo depois de seu terceiro gol.- Ainda não sei quando será o próximo jogo. Vamos ver se a gente faz um em um amistoso e deixar o milésimo para uma grande festa no Engenhão. Estou sempre preparado para fazer os gols, afinal sou um artilheiro.Fila por autógrafos do artilheiro Logo após a partida, quase todos os torcedores do estádio fizeram uma grande fila para tirar fotos e pedir autógrafos do artilheiro. O atacante gentilmente atendeu a todos os alvinegros, um por um, e com um largo sorriso no rosto.
Fim do jogo antes do tempo revolta adversário Logo após o apito final, aos 39 minutos do segundo tempo, um membro da comissão técnica do Santos de Angola se revoltou com o fim do jogo antes do tempo normal.Um dos auxiliares do técnico Luiz Quintas se dirigiu a funcionários do Botafogo que estavam na beira do campo e criticou o acontecido, aos gritos: - Isso é um absurdo. Viemos de longe para jogar e termina o jogo assim - disparou.O Santos de Angola deixou o estádio cerca de 20 minutos após o apito final.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AÇÃO DA PM.



PM continua trabalhando forte nas cidades de São Felix do Coribe e Santa Maria da Vitória

Na noite de terça-feira, 19, por volta de 22h30, na cidade de São Félix do Coribe, uma guarnição da polícia militar foi deslocada para a rua Serra Dourada, no bairro Bela Vista, onde ocorria um espancamento. 
Ao chegar no local, os policiais militares se depararam na verdade com uma tentativa de homicídio, onde três indivíduos batiam com porretes, pedras e chutes na cabeça de Sérgio de Oliveira Damascena, de 27 anos. Ao avistarem o giroflex da SAMU, que já se dirigia para o local, juntamente com a polícia, os indivíduos tentaram fugir.
Gilmarcos de Jesus Mendes foi capturado ainda no local e os outros dois, de prenomes Lukas e Rafael, conseguiram se evadir.
Gilmarcos informou aos policiais que foi agredido primeiro e que apenas se defendia.
Populares que se aglomeraram no local, informaram a polícia militar que esses indivíduos tinham chegado de Brasília para o carnaval da cidade e que estavam querendo dominar o tráfico de drogas no bairro Belo Vista.
Na condução até a delegacia, Gilmarcos pediu aos policiais para passar em sua residência em Santa Maria da Vitória, na rua Adelgundes Carvalho, no bairro Alto do Cruzeiro, para avisar seus familiares, pois os mesmos iriam retornar à Brasília no dia seguinte.
Para a surpresa dos policiais, a casa informada por Gilmarcos já estava sendo investigada pela guarnição por suspeita que ali pudesse haver uma "boca de fumo".
Ao adentrar na residência, que não havia nenhum tipo de iluminação e apenas colchões velhos, os policiais se depararam com três adultos: Jeovane de Jesus Mendes, 19 anos, Valdete maria de Jesus, 43 anos, Eduardo Nazário Leite  e uma adolescente A. P. S. S. de 15 anos,  grávida de 7 meses, que manipulava drogas no momento.
Os policiais militares fizeram uma busca na casa, encontrando seis pedras de crack, um cigarro de maconha, três cachimbos de crack e três aparelhos de celular; provavelmente produtos conseguidos através de troca por drogas.
Todos assumiram que tinham vindo de Brasília para curtir o carnaval e vender drogas e que já teria vendido a maior parte durante as festas e que já iriam embora para Brasília no dia seguinte.
Todos foram conduzidos até a delegacia de polícia, juntamente com o material e foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico pela delegada Maria de Jesus.  

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Todos Sabiam!


Descaso do Governo Estado deixa o Oeste Baiano a sofrer com a falta de um presídio na Região

O Estado da Bahia tem hoje 20 unidades prisionais, administradas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) do Estado da Bahia, 7 delas só na Região Sudeste do Estado, enquanto isso o Oeste Baiano que agrega hoje cerca de 36 municipios e mais de 1 milhão de habitantes,  não possui um presidio se quer.
Qual a diferença entre cadeia pública, penitenciária, presídio e presídio de segurança máxima?
Cadeia-geralmente em cidade, mesmo no centro urbano, (que já deveria estar extinta)deveria ficar apenas presos provisórios, onde aguardam para serem transferidos para um presídio,(CDP-centro de detenção provisorio), aguardam julgamento e quando condenados, são transferidos para uma penitenciária onde cumprirão a pena.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PARCEIRO É PARCEIRO - GOOGLE


  atualizado às 09h00

Nicolau Copérnico é homenageado pelo Google no 540º aniversário; saiba mais

Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático, é o homenageado pelo Google nesta terça-feira, data que marca os 540 anos do nascimento do cientista

Astrônomo Nicolau Copérnico, em retrato de 1580 Foto: Wikimedia Commons / Reprodução
Astrônomo Nicolau Copérnico, em retrato de 1580
 
astrônomo e matemático Nicolau Copérnico é o homenageado pelo doodle do Google nesta terça-feira, na data de 540 anos de seu nascimento. No doodle é representado um desenho animado ilustrando a teoria heliocêntrica de copérnico, que colocou o Sol no centro do Sistema Solar.
Assim, a edição especial do logo do Google apresenta a estrala como a segunda letra 'o' no nome do buscador, com os planetas girando ao seu redor. É uma representação das teorias de Copérnico.
A Terra, representada em azul, inclui a Lua como seu satélite na em homenagem ao astrônomo polonês, cuja teoria revolucionou e mexeu com crenças estabelecidas na época.Nicolau Copérnico, astrônomo, é o homenageado pelo doodle do Google nos 540 anos de seu aniversário Foto: Google.com.br / Reprodução



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

RAFAEL - PROCURE-LHE

CONCERTO DE CÂMERAS

FICA MAIS FACIL QUANDO VOCE TEM UM BOM PROFISSIONAL POR PERTO. OK.

DISCOTECA  BRASILIA = RAIMUNDO NETO. E O MELHOR  PROGRAMA SERTANEJO DO RADIO NA REGIÃO. ( NO BALANÇO DA VIOLA).

ATÉ QUANDO O POVO TERÁ PACIENCIA?


Ônibus e van são incendiados em pátio de hospital em Correntina, diz polícia

Dois veículos foram incendiados na madrugada de sábado (16) na cidade de Correntina, oeste da Bahia, segundo informações da Polícia Civil na região. De acordo com a polícia, um ônibus escolar e uma van utilizada como unidade móvel odontológica estavam estacionados no pátio de um hospital público, no centro da cidade, quando foram alvo da ação. Não houve feridos.
A polícia informou que os dois veículos estavam parados no local desde o final de 2012, quando se iniciaram as férias escolares. Até as 11h deste domingo (17), nenhum suspeito de ter participado da ação foi preso. A polícia ainda desconhece o que pode ter motivado o crime.
Segundo a polícia, os veículos incendiados serão periciados nesta segunda feira para maiores esclarecimentos, Até o momento ainda as partes politicas do municipio espera pela decisão do tse no seu julgamento final sobre o processo eleitoral entre Eziquel e Laertao.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

DURA REALIDADE.


Mãe de cantor sertanejo é 



assassinada


em Goiânia



Vítima é mãe de Adriano, autor do sucesso 'Hoje a Jiripoca Vai Piá'.
Polícia acredita que ela tenha sido morta a pauladas; ex é suspeito.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
24 comentários
A mãe do cantor sertanejo Geovanny Bernardes de Sousa, mais conhecido como Adriano, da dupla André e Adriano, foi assassinada neste sábado (16), no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. A polícia acredita que tenha sido morta durante a madrugada, a pauladas.
O corpo da aposentada Eva Bernardes foi encontrado na casa dela, por volta das 15h. Segundo a polícia, ela apresentava sinais de espancamento. De acordo com a polícia, o suspeito do crime é o ex-namorado da mãe do cantor. Um documento dele foi encontrado ao lado do corpo da vítima.
Os vizinhos contaram que ouviram um som muito alto vindo de dentro da casa durante a madrugada. Para a polícia, o barulho pode ter sido proposital, para evitar que qualquer pedido de socorro da vítima fosse ouvido.
Dupla sertaneja André e Adriano (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Dupla sertaneja (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
André e Adriano tornaram-se conhecidos em 1999, quando lançaram a canção "A Jiripoca Vai Piá", composta pelo filho da vítima. A música foi regravada por diversos artistas nacionais, entre eles o  cantor Daniel.

A assessoria de imprensa da dupla informou que André e Adriano cancelaram o show que faria na noite deste sábado na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo. Adriano viajou para Goiânia, mas a família não soube informar o horário do velório e do enterro.

http://joaoqsouza.wix.com/siga

http://joaoqsouza.wix.com/siga

ACM NETO NÃO CONCORDA COM JAQUES


Metrô pode provocar a primeira "crise" na relação entre Neto e Wagner

A população de Salvador está desencantada quando o assunto é metrô. No início da gestão do prefeito ACM Neto (DEM) houve indicativo de que os problemas seriam resolvidos e que haveria convergência entre a gestão municipal e o governo estadual. Contudo, declarações dadas por Jaques Wagner na manhã de terça-feira (15) deixaram dúvidas sobre a fluidez na mesa de negociação.
O governador não entrou em pormenores, mas deixou claro que ainda existem entraves preocupantes nesta construção de consenso. “Não posso arcar com todos os problemas que foram gerados dentro da prefeitura. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DESISTA RENAN ....


Petição contra Renan alcança meta de assinaturas


Sociedade mostra crescente repulsa ao retorno ao cargo máximo do Poder Legislativo do senador alagoano, que é acusado na Justiça de cometer três crimes

o
Campanha virtual exige saída de Renan da presidência do Senado
Será necessário talvez que o barulho do Carnaval passe para a grande maioria dos brasileiros se dar conta, mas o fato é que a petição pelo afastamento de Renan da presidência do Senado alcançou a meta de assinaturas estabelecida pelos autores da iniciativa. Ou seja, mais de 1% do eleitorado nacional – isto é, 1 milhão 360 mil pessoas – já assinou o documento que pede o impeachment do senador Renan Calheiros(PMDB-AL). Às 17h desta segunda-feira (11), o total de subscritores da petição passou de 1,4 milhão.
A mobilização digital contra a volta de Renan ao cargo ao qual ele renunciou, no final de 2007, abalado por várias denúncias graves, foi iniciada pela ONG Rio de Paz e teve imediata adesão de diversas entidades da sociedade civil. A ideia original era pressionar pela eleição de um político ficha limpa para presidir o Senado e, por conseguinte, o Congresso Nacional (o presidente do Senado acumula as duas funções). Eleito no último dia 1º com o voto de 56 dos 81 senadores, Renan é acusado de ter cometido três crimes pela Procuradoria-Geral da República.

Leia a íntegra da petição:
Vamos conseguir 1.360.000 de assinaturas (1% do eleitorado nacional), levar esta petição para o Congresso e exigir que os senadores escutem a voz do povo que os elegeu.
Segundo nossa Constituição, “a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles”.
Infelizmente, essa ferramenta popular foi criada apenas para propor leis e com requisitos tão complexos que quase ninguém consegue fazer uso dela. Mas se 1.360.000 se juntarem a nós, poderemos causar um rebuliço na mídia, desafiar as restrições desta iniciativa popular e exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros. Vamos usar o poder do povo agora para exigir um Senado limpo.
Veja também:

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

HISTORIA INTERESSANTE


 Dinheiros (moedas) do Brasil


MIL - RÉIS
500 Mil Réis - D. Pedro II - Quinta Estampa
Mil Réis foi um padrão monetário que durou de 1500 a 1942, passando pelos períodos
colonial, imperial e parte da república. Foi substituído pelo Cruzeiro às 00:00 horas do
dia 1 de Novembro de 1942. A substituição foi causada pela divisão milesimal, que
dificultava o comércio internacional, baseado na divisão centesimal da moeda. Um "Mil
Réis" passou a ser um " Cruzeiro". 
CRUZEIRO
0 Cruzeiros - Marechal Deodoro da Fonseca - Segunda Estampa
O Cruzeiro foi criado dia 5 de Outubro de 1942, mas só passou a valer como unidade
monetária a partir da meia-noite do dia 31 de Outubro de 1942. Ele substituiu o padrão
Mil-Réis, que causava problemas por ter divisão milesimal. Outro objetivo dessa
mudança foi unificar o meio circulante, já que na época existiam 56 tipos diferentes de
cédulas, sendo 35 do tesouro nacional, 14 do Banco do Brasil e 7 da extinta Caixa de
Estabilização. Foram usadas aproximadamente 8 notas do padrão Mil-Réis, carimbadas
para o novo valor. Em 1967 o cruzeiro foi substituído pelo Cruzeiro Novo por excesso de
zeros, causado pela alta inflação.

CRUZEIRO NOVO
10 Cruzeiros Carimbados para 1 Centavo de Cruzeiro Novo -
Getúlio Vargas - Segunda Estampa 
Cruzeiro Novo foi implantado no dia 13 de fevereiro de 1967. O Cruzeiro, padrão
monetário desde 1942, perdia três zeros e se transformava em Cruzeiro Novo. O
Cruzeiro Novo foi o único padrão monetário que não teve cédulas próprias.
Banco Central reaproveitou cédulas do Cruzeiro, carimbando-as para o Cruzeiro Novo.
O carimbo utilizado era formado por 2 círculos concêntricos, com o valor expresso no
centro e as palavras BANCO CENTRAL e CENTAVOS ou CRUZEIROS NOVOS no
espaço entre os círculos.
Foram também cunhadas, moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos, todas com o mesmo
anverso: a efígie da república de perfil e a palavra BRASIL à esquerda. 

CRUZEIRO
O Cruzeiro substituiu o Cruzeiro Novo em 15 de Maio de 1970, sendo que um Cruzeiro
valia um Cruzeiro Novo. Durou até 27 de fevereiro de 1986, quando foi substituído pelo
Cruzado, por excesso de zeros. 

CRUZADO

100 Cruzados - Juscelino Kubitschek
O Cruzado é proveniente do Plano Cruzado, implantado pelo governo Sarney. O Plano
tinha como objetivo combater a inflação e aumentar o poder aquisitivo da população. A
partir do dia 28 de Fevereiro de 1986, mil cruzeiros passaram a valer um cruzado. 
Para implantar o Cruzado o governo aproveitou as cédulas de 10 mil, 50 mil e 100 mil
cruzeiros, carimbando-as para o novo padrão. O Carimbo era circular com as palavras
"Banco Central do Brasil" e "Cruzado", com o valor no centro. Também foram
cunhadas moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos e também as moedas de 1 e 5 cruzados,
todas cunhadas em aço e com o mesmo reverso. 

CRUZADO NOVO
100 Cruzados Novos - Cecília Meireles
Cruzado Novo entrou em circulação no dia 15 de janeiro de 1989, na segunda reforma
monetária do presidente José Sarney. A nova moeda substituía o Cruzado, sendo que um
Cruzado Novo valia 1000 Cruzados. Durou apenas 14 meses, até a reforma monetária do
governo Collor, que reimplantou o Cruzeiro pela terceira vez.
Foram aproveitadas as cédulas de mil, 5 mil e 10 mil Cruzados, que receberam um
carimbo para o novo padrão monetário.O carimbo adotado era um triangulo com as
palavras "cruzado novo" em duas linhas próximas à base do triângulo.

CRUZEIRO
50.000 Cruzeiros - Câmara Cascudo
O Cruzeiro foi reintroduzido como padrão monetário em substituição ao "Cruzado
Novo", como parte do "Plano Collor", sem ocorrer a perda de três zeros. O Plano Collor
consistia de um pacote econômico que bloqueou por 18 meses os saldos em contas
correntes e aplicações financeiras, tabelou preços e pré fixou os salários.

CRUZEIRO REAL
50.000 Cruzeiros Reais - Baiana
O Cruzeiro Real foi implantado no 1o de Agosto de 1993, substituindo o Cruzeiro, por
excesso de zeros. Foram aproveitadas as notas de 50 mil, 100 mil e 500 mil Cruzeiros,
devidamente carimbadas para o novo padrão. O Cruzeiro Real saiu de cena dia 30 de
Junho de 1994 para dar lugar ao Real. 

REAL

10 Reais - Efígie da República 
O Real foi lançado pelo Plano Real no governo Itamar Franco, com o objetivo de criar
uma moeda forte e acabar com a inflação. Primeiramente foi estabelecido um índice
paralelo para efeito de transição, a Unidade Real de Valor (URV). A Conversão de
Cruzeiros Reais para Reais foi feita mediante a divisão do valor em Cruzeiros Reais
pelo valor da URV de CR$2.750,00. Portanto:
CR$ 2.750,00 = R$ 1,00 (um Real) 
CR$ 1.000.000,00 = R$ 363,63

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CUIDADO COM GRANA FALSA


BA: PRF apreende R$ 74 mil em notas falsas com trio a caminho do Carnaval

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu R$ 74 mil em notas falsas dentro de um utilitário esportivo Tucson que seguia a caminho de Salvador (BA), onde os três ocupantes do veículo - dois homens e uma adolescente - pretendiam passar o Carnaval.
A apreensão foi feita na tarde de sábado, durante fiscalização de rotina da Operação de Carnaval em Poções, a 444 km de Salvador. Um dos três suspeitos, que vinham de São Paulo, afirmou à polícia que comprou as cédulas de R$ 100 e R$ 50 por cerca de R$ 3 mil.
O trio foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

WASHINGTON MARQUES CARNEIRO


Acusado de integrar quadrilha que desviou R$ 2 milhões usando sites falsos é preso em Barreiras

 
O suspeito foi preso no centro de Barreiras na tarde desta sexta – feira, 8, por policiais que compõem a equipe do delegado Joaquim Rodrigues na 1ª Delegacia do município. Estes começaram a procurá-lo a partir de uma informação da Delegacia Estadual de Crimes Contra o Consumidor de Goiânia-GO, dando conta que ele estaria em Barreiras. 
Washington Marques Carneiro, 35 anos, foi apontado em matéria exibida pelo programa “Fantástico” da rede Globo de televisão, em novembro de 2012, como chefe de uma quadrilha que fraudou milhares de pessoas no país inteiro, comercializando produtos pela internet que não eram entregues aos consumidores. O grupo usava sites falsos. 


Delegado Joaquim Rodrigues
Segundo a polícia Civil, sete pessoas faziam parte do esquema da venda pela internet, em que os clientes pagavam, mas não recebiam o produto. Em trabalho conjunto com a polícia civil do Tocantins a quadrilha foi desbaratada e seis dos integrantes foram presos em novembro de 2012 e indiciados por formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica. 

Apenas Washington estava foragido. Ao ser interrogado no Complexo Policial de Barreiras, ele disse que se envolveu na fraude através do convite de um amigo que reside em Guanambi - BA, sua terra natal e foi usado como laranja. “Este me ofereceu 5% do valor das vendas, no entanto, eu teria que disponibilizar a minha conta bancária para que o dinheiro caísse nela, mas achei que fosse algo legal”. Na ocasião, segundo o mesmo, morava na cidade de Formosa-GO, onde diz que possuía um restaurante e vendia roupas. A

tualmente estava morando com um colega na cidade de Barreiras que a polícia não revelou o nome e endereço. Afirma ter como prova de que a acusação feita contra ele não condiz com a realidade, a atual situação em que vive. “Não tenho dinheiro ao menos para pagar um advogado e estava vivendo de favor nesta cidade”, ressalta.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Blitze da Lei Seca vai detectar uso de drogas,

Bafometro Digital com Display LCD ( Preto )

A operação de fiscalização no estado passará a ser conjunta, com a participação da Policia Militar, Polícia Civil, com delegado e investigador, e Polícia Técnico-Científica, que levará peritos. Com isso, o boletim de ocorrência poderá ser feito na mesma hora.
De acordo com o governador os novos equipamentos de identificação de drogas só serão usados com motoristas que apresentarem comportamento alterado e cujo teste do bafômetro não tenha acusado embriaguez. “Se tiver suspeita, o bafômetro não deu nada, mas a pessoa está totalmente alterada, você pede que ela faça o exame da saliva”, disse.
O projeto piloto do programa começou na madrugada de ontem (8), mas ninguém foi submetido ao teste de drogas. Foram autuadas 24 pessoas por dirigirem alcoolizadas, com seis prisões.
A blitz integrada terá também um monitoramento inteligente que usa filmagem. Assim, a cada cinco carros que passam, um é parado. Segundo Alckmin, no teste de ontem, dos 914 veículos que passaram pela operação policial, 218 foram abordados.
O motorista flagrado pelo teste de drogas será enquadrado pelo Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê detenção de seis meses a três anos. O condutor poderá ter de pagar multa R$ 1.915,40 e ter o veículo apreendido. No caso de pessoas que se recusam a fazer o teste, o policial que atendeu a ocorrência e o delegado de polícia vão registrar as condições apresentadas pelo motorista. Esses dados, detalhando os sinais de alteração motora do acusado, poderão ser usados posteriormente em uma ação judicial.