sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Eleições 2016: candidato para ser diplomado precisa estar com registro aprovado.

Eleies 2016 candidato para ser diplomado precisa estar com registro aprovadoOs candidatos das Eleições Municipais 2016 que concorrerem neste domingo (2) com o registro indeferido e que tenham ingressado com recurso não terão seus votos computados, salvo se houver decisão final pelo deferimento de seus registros. Isso significa que, mesmo que tenham recebido votação suficiente para serem eleitos, somente terão seus votos contabilizados e poderão ser diplomados se tiverem seus registros aprovados pela Justiça Eleitoral.
Conforme jurisprudência consolidada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se computam para a legenda os votos dados aos candidatos com os registros indeferidos à data da eleição, ainda que a decisão no processo de registro só transite em julgado após o pleito. Apesar de não serem contabilizados, os votos dos candidatos nessa situação ficarão armazenados separadamente e poderão ser consultados por eleitores e demais interessados.
Se após o pleito o juízo eleitoral proferir decisão pelo deferimento dos registros desses candidatos, os votos recebidos por eles passarão a ser computados. Dessa forma, na hipótese de o concorrente ter obtido votação suficiente para ser eleito, ele deverá ser diplomado pela Justiça Eleitoral. A diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 19 de dezembro.
Caso a decisão seja pelo indeferimento do registro, os votos recebidos serão anulados pela Justiça Eleitoral, em conformidade com o parágrafo 3º do artigo 175 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O dispositivo estabelece que: “Serão nulos, para todos os efeitos, os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados”.
Votos nulos X votos anulados
Os votos anulados pela Justiça Eleitoral em consequência de decisão final pelo indeferimento de registro de candidatura podem acarretar novas eleições na seguinte situação: se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais. Nestes casos, deverão ser julgadas prejudicadas as demais votações e o respectivo tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.
A regra está prevista no artigo 224 do Código Eleitoral, que sofreu algumas mudanças com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165). Uma das alterações está prevista no parágrafo 3º do dispositivo, segundo o qual deverão ser realizadas novas eleições sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.
No caso de serem realizadas novas eleições, elas deverão ser: indiretas [escolha do representante pelo respectivo Poder Legislativo], se a vaga do cargo surgir a menos de seis meses do final do mandato; ou diretas, nos demais casos.
Já os votos nulos são consequência da digitação, pelo eleitor, de um número que não corresponda a nenhum dos candidatos registrados naquela eleição. Em resumo, são votos considerados não válidos, assim como os votos em branco, e, por isso, não são computados para nenhum candidato. Cabe ressaltar que apenas os votos válidos são contabilizados.
Fonte: TSE

domingo, 25 de setembro de 2016

PRAÇA DA MATRIZ - SANTA MARIA DA VITORIA-BA.

A cada  dia que aproxima das eleições (02/10) o povo santa-mariense parece que já escolheu o seu futuro prefeito, a antiga praça da alegria que agora serve de palco para tartarugas ficou outra vez lotada aplaudindo de pé o candidato Renatinha, assim será o dia 02 de outubro selando a sua passagens para a gestão que lhe espera com a esperança de transformar a nossa santa maria da vitoria. A maior liderança politico do oeste Prudente Jose de Morais, lembrou dos velhos carnavais que a praça lotava dessa forma. 



sexta-feira, 23 de setembro de 2016

NOVAS REGRAS PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO.

Análise: Reforma no ensino médio não toca em acesso à internet e salário do professor
Como o problema do ensino médio é estrutural, não será resolvido com soluções não estruturais. Essa etapa tem uma série de dificuldades, principalmente desde a expansão irregular da década de 1990, em que se recebeu público mais amplo: popular e negro.Anteriormente, ensino médio era pensado só para elite. Mudanças são necessárias, mas a flexibilização proposta para um público tão desigual pode fragilizar a formação. O que significa flexibilizar para alunos com histórico de dificuldades de aprendizagem? Além disso, a comunidade do ensino médio está sendo solapada dessa discussão. Não dá para tomar o atalho da medida provisória.Essa reforma - pelo que se sabe até agora - não toca na adequação de laboratórios, no acesso à internet, no salário do professor ou sua falta de tempo para planejar aulas. Não podemos ter um mar de precariedade com poucas escolas estaduais de excelência para alunos selecionados. A ideia aparentemente sedutora de flexibilizar pode levar à formação aligeirada, excessivamente preocupada com necessidades do mundo do trabalho, sem resolver o problema da evasão. O eventual aumento de carga horária na escola precarizada também é pior. A possibilidade de dividir os conteúdos por eixos - Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza - é interessante. Devemos compreender que os conhecimentos estão conectados em rede. Mas há um caminho anterior a se fazer, de garantir que os professores sejam formados nessa transdisciplinaridade.
PAULO CARRANO É PROFESSOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) E COORDENADOR DO OBSERVATÓRIO JOVEM

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eleições 2016: 
Estamos aproximando das eleições Municipais em nossa região e o cenário não mudou como havia valado antes, em SANTA MARIA DA VITORIA, continua uma disputa acirrada entre os dois primeiros colocada nas pesquisas populares pelas ruas da cidade, entre Renatinho 11 e Tonho de Zé de Agdônio 15, Plínio Leite 55 e Toínho de Holanda 40, disputarão o terceiro e quarto lugar assim diz o povo. Em SÃO FELIX DO CORIBE continua Moacir Pimenta 55, com uma ligeira vantagem sobre o Chepa 11, porem, não é mais o absoluto como no inicio da campanha, terá que chegar ao final trabalhando e muito porque o outro tem crescido bastante como uma oposição jovem para os eleitores. Em CORRENTINA, tudo continua como começou o gestou atual Ezequiel Barbosa 15, tem dificuldade em manter os compromissos de sua gestão, mesmo assim, fica a esperança de que o concorrente Maguila 65, receba da justiça a sua desclassificação porque esta atuando com uma liminar e não deferido pelo TRE. CANAPOLIS, Charles e a esposa do ex-prefeito Helio Queiroz, estão quase com um empate técnico e ficaremos sabendo quem será eleito quando totalizar as urnas, em JABORANDI, tanto Assuero como Zé dias, velhos conhecidos dos eleitores continuam esperando que as virtudes ou os defeitos de cada um sejam avaliados entre o povo para que receba a aprovação necessária para a vitoria no dia 02/10, CORIBE, o gestor atual Manoel Rocha filho do dep. Jose Rocha, esta a mercê apenas do dia dois de outubro para selar a sua vitoria. Assim, estamos convivendo com uma das eleições já vista com muita educação e respeito à Lei eleitora, é devido que devemos parabenizar os juízes e promotores responsáveis por estas ações.  
Eleições 2016: simule uma votação na urna eletrônica
No próximo dia 2 de outubro, mais de 145 milhões de eleitores irão às urnas para eleger os novos prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do país. Para que o eleitor não tenha dificuldades na hora de votar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu Portal o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Por meio dele, o internauta poderá treinar a votação para os cargos em disputa da mesma forma que ocorrerá no dia da eleição, como se estivesse diante de uma urna eletrônica, que este ano comemora 20 anos.
O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. Na relação constam cinco partidos (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore), cada um com cinco candidatos a vereador e um a prefeito, com seu respectivo vice. Na hora da votação, é possível navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da imagem da urna.
Antes de votar no simulador, o internauta deve selecionar o primeiro ou o segundo turno da eleição, e pode votar quantas vezes desejar, bastando clicar no link “nova simulação”.
O teclado virtual é idêntico ao teclado real da urna eletrônica, contendo, inclusive, as opções para voto em “BRANCO”, “CORRIGE” E “CONFIRMA”. Até o sinal sonoro emitido pelo simulador após a confirmação do voto é idêntico ao som emitido pela urna eletrônica.
Como votar
Para votar no simulador, usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, o internauta deve digitar o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde “CONFIRMA”.
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, o internauta pode corrigir o voto, apertando a tecla laranja “CORRIGE”, e, então, repetir o procedimento anterior.
Para votar em branco, basta selecionar a tecla “BRANCO” e confirmar o voto apertando a tecla verde “CONFIRMA”.
Caso o internauta digite um número de candidato ou de partido inexistente e, em seguida, apertar a tecla verde “CONFIRMA”, ele anulará o seu voto.
Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.
Acesse aqui o Simulador de Votação na Urna Eletrônica.
Veja aqui a lista de partidos e candidatos fictícios.


STF decide amanhã devolução de terras baianas na divisa com Goiás.

O distrito correntinense de Rosário, centro de agronegócio.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir, amanhã, 21, o recurso apresentado pelo Governo baiano contra a decisão da Corte que, em outubro de 2014, determinou a transferência, para Goiás, de aproximadamente 42 mil hectares situados no Oeste baiano, na divisa dos dois estados.
 
O centro da disputa é o distrito de Vila do Rosário, entre as cidades de Posse, em Goiás, e Correntina, na Bahia. Encravada na mais importante região agrícola da Bahia, próximo aos municípios de Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, a área é conhecida por produzir soja, milho e algodão em larga escala, onde um hectare de terra cultivada vale o equivalente a 800 sacas de soja, cerca de R$50 mil.
 
A área está avaliada em pelo menos R$ 1 bilhão e possui capacidade de gerar para os cofres públicos um volume anual de R$ 100 milhões só em impostos. ta o motivo pela briga, ninguém imagina pensa em dar logísticas e infra-estrutura para região, apenas em quanto a mesma rende aos cofre publico.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ex-prefeito é preso, mas foge da polícia em garupa de moto




Fonte portal Terra.com.br
Uma cena digna de filme de ação aconteceu no fim da tarde dessa segunda-feira, 12, em Januária, cidade localizada às margens do Rio São Francisco e distante pouco mais de 600 quilômetros de Belo Horizonte. Preso durante uma operação da PF na cidade, o ex-prefeito Maurílio Arruda (PTC) pulou do carro que fazia sua escolta e conseguiu fugir na garupa de uma moto.
Suspeito de desvios milionários na prefeitura enquanto esteve à frente do executivo municipal, Maurílio Arruda foi preso durante a operação Rua da Amargura, mas já havia sido preso em outras duas operações da PF em Minas Gerais: a Operação Esopo, em 2013; e na operação Exterminadores do Futuro.
Ele responde a 20 processos na Justiça Estadual, entre os quais, um que apura o desvio de dinheiro que deveria ser usado na pavimentação asfáltica de ruas da cidade de Januária.
A Polícia Federal ainda não comentou os detalhes da fuga, mas é possível afirmar que a grande movimentação de pessoas e carros no local de onde ele conseguiu fugir dificultou a ação da polícia. O preso aproveitou um momento de distração dos policiais, saltou do carro e fugiu na garupa de uma moto que acompanhava o comboio.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Após vazamento, fornecedora divulga imagens do uniforme 3 do Corinthians

Estreia da nova camisa será nesta quarta-feira, contra o Coritiba, no Couto Pereira

Nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)Nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)
Horas depois de o novo uniforme do Corinthians ter vazado nas redes sociais, a Nike, fornecedora de material esportivo do clube, divulgou as imagens da campanha da nova camisa 3. A estreia será nesta quarta-feira, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
Em diferentes tons de azul, a camisa chega para ser opção aos tradicionais uniformes branco e preto. 
Em 2015, a camisa laranja fez sucesso entre os corintianos, sendo constantemente vista nas arquibancadas da Arena Corinthians. 
Uma ala mais radical, porém, é contra as inovações, que passaram a ser comuns desde 2008, quando o clube lançou a primeira camisa na cor roxa. O modelo jogador é vendido em pré-venda por R$ 399,90. O modelo torcedor masculino sai por R$ 249,90, e feminino sai por R$ 229,90. A camisa infantil tem o custo de R$ 199,90.
Nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)
Nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)
Nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)Nova camisa do Corinthians (Foto: Divulgação)


O ex-prefeito de Correntina e pretenso candidato às eleições de 2 de outubro, Nilson José Rodrigues, o Maguila, foi considerado, no dia de hoje, inapto e teve sua pré-candidatura indeferida. A juíza Marlise Freire de Alvarenga, da 124ª Zona eleitoral, deferiu parcialmente o DRAP da coligação “Uma só terra, um só povo”, excluindo do mesmo o Partido Trabalhista Brasileiro.


O pré-candidato a vice-prefeito, Michael Delgado, teve sua candidatura acolhida pela Magistrada e poderá assumir a cabeça de chapa caso Maguila não consiga reformar a sentença em instâncias superiores.
Veja abaixo outros lances, nem sempre positivos, da conturbada carreira de Maguila:

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Todos os Municípios da Região já foram deferidos apenas o Município de Sitio do Mato, que dois candidatos não passaram e foram cortados  e Correntina Maguila continua aguardando o julgamento.


Candidatos a prefeito em CORRENTINA BA 

Dados do TSE em 09-09-2016 06:43
EZEQUIEL PEREIRA BARBOSA
(EZEQUIEL BARBOSA
| PREFEITO | PSDB | NÚMERO 45 | UNIDOS VAMOS CONTINUAR (PSDB / PMDB / DEM / PR / PSC / PTN)
| OCUPAÇÃO: PREFEITO | INSTRUÇÃO: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO | NATURAL DE CORRENTINA | IDADE: 77 | BENS: R$ 6.040.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
DEFERIDO (Saiba Mais)
NILSON JOSÉ RODRIGUES
(MAGUILA
| PREFEITO | PC do B | NÚMERO 65 | Correntina: Uma Só Terra, Um Só Povo (PC do B / PV / PP / PT / PRB / PEN / PTB / SD)
| OCUPAÇÃO: EMPRESÁRIO | INSTRUÇÃO: ENSINO MÉDIO COMPLETO | NATURAL DE CORRENTINA | IDADE: 49 | BENS:R$ 335.298,83 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
AGUARDANDO JULGAMENTO (Saiba Mais)
O vice é o substituto, nos afastamentos, e o sucessor, no caso de vacância, do prefeito. Esse representante é eleito através de voto direto, de quatro em quatro anos, juntamente com o prefeito, de modo vinculado (Constituição Federal Artigo 29, I e II). Quando eleito ele se mantém como titular de um mandato executivo e na expectativa do exercício do cargo de prefeito. O vice-prefeito (função executiva) fica incompatibilizado para a função legislativa desde que venha a substituir ou a suceder o prefeito. 

Candidatos a vice-prefeito em CORRENTINA BA

Dados do TSE em 09-09-2016 06:43
MICHAEL CEMINO COSTA DELGADO
(MICHAEL DELGADO
| VICE-PREFEITO | PV | NÚMERO 65 | Correntina: Uma Só Terra, Um Só Povo (PC do B / PV / PP / PT / PRB / PEN / PTB / SD)
| OCUPAÇÃO: EMPRESÁRIO | INSTRUÇÃO: ENSINO MÉDIO COMPLETO | NATURAL DE CORRENTINA | IDADE: 29 | BENS:R$ 131.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
AGUARDANDO JULGAMENTO (Saiba Mais)
ROBERTO MARCOS BRASILEIRO RÊGO
(PADRE ROBERTO
| VICE-PREFEITO | PMDB | NÚMERO 45 | UNIDOS VAMOS CONTINUAR (PSDB / PMDB / DEM / PR / PSC / PTN)
| OCUPAÇÃO: PEDAGOGO | INSTRUÇÃO: SUPERIOR COMPLETO | NATURAL DE RIACHO DE SANTANA | IDADE: 46 | BENS: R$ 246.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
DEFERIDO (Saiba Mais)

SANTA MARIA DA VITORIA BA – Candidatos a Prefeito em 2016 –  TODOS ESTÃO DEFERIDOS


  • Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias, e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº 9.504/1997, art. 16, § 1º).
  • Último dia para o pedido de registro de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais na hipótese de substituição, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº 9.504/1997, art. 13, §§ 1º e 3º). 

    Candidatos a prefeito em SANTA MARIA DA VITORIA BA

    Dados do TSE em 09-09-2016 07:36
    ANTONIO ELSON MARQUES DA SILVA
    (TONHO DE ZE DE AGDONIO
    | PREFEITO | PMDB | NÚMERO 15 | A FORÇA DA UNIÃO (PR / DEM / PDT / PROS / PSDB / PTN / SD / PMDB)
    | OCUPAÇÃO: AGRICULTOR | INSTRUÇÃO: SUPERIOR INCOMPLETO | NATURAL DE SANTA MARIA DA VITORIA | IDADE: 35 | BENS: R$ 580.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
    ANTONIO MAGALHÃES LISBOA FILHO
    (TOINHO DE YOLANDA
    | PREFEITO | PSB | NÚMERO 40 | POR UM NOVO AMANHECER, SANTA MARIA NÃO DESISTO DE VOCÊ (PC do B / PRB / PSB / REDE)
    | OCUPAÇÃO: ADVOGADO | INSTRUÇÃO: SUPERIOR COMPLETO | NATURAL DE SANTA MARIA VITÓRIA | IDADE: 44 | BENS: R$ 501.800,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
    PLINIO DA SILVA LEITE JUNIOR
    (PLINIO LEITE
    | PREFEITO | PSD | NÚMERO 55 | Por uma Santa Maria cada vez Melhor (PSD / PSL / PHS / PTB / PRP)
    | OCUPAÇÃO: AGRICULTOR | INSTRUÇÃO: ENSINO MÉDIO COMPLETO | NATURAL DE SANTA MARIA DA VITORIA | IDADE: 56 | BENS: R$ 151.500,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
    RENATO RODRIGUES LEITE JÚNIOR
    (RENATINHO
    | PREFEITO | PP | NÚMERO 11 | Unidos pela Reconstrução (PP / PT / PSC)
    | OCUPAÇÃO: OUTROS | INSTRUÇÃO: ENSINO MÉDIO COMPLETO | NATURAL DE CANÁPOLIS | IDADE: 45 | BENS: R$ 940.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)

    O vice é o substituto, nos afastamentos, e o sucessor, no caso de vacância, do prefeito. Esse representante é eleito através de voto direto, de quatro em quatro anos, juntamente com o prefeito, de modo vinculado (Constituição Federal Artigo 29, I e II). Quando eleito ele se mantém como titular de um mandato executivo e na expectativa do exercício do cargo de prefeito. O vice-prefeito (função executiva) fica incompatibilizado para a função legislativa desde que venha a substituir ou a suceder o prefeito. 

    Candidatos a vice-prefeito em SANTA MARIA DA VITORIA BA

    Dados do TSE em 09-09-2016 07:36
    BENILSON DA COSTA ATAIDE
    (BENILSON ATAIDE
    | VICE-PREFEITO | PC do B | NÚMERO 40 | POR UM NOVO AMANHECER, SANTA MARIA NÃO DESISTO DE VOCÊ (PC do B / PRB / PSB / REDE)
    | OCUPAÇÃO: SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL | INSTRUÇÃO: SUPERIOR COMPLETO | NATURAL DE SANTA MARIA DA VITÓRIA | IDADE: 50 | BENS: R$ 1.050.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
    JOAQUIM FERREIRA CAMPOS
    (JOAQUIM DE ARABEL
    | VICE-PREFEITO | PR | NÚMERO 15 | A FORÇA DA UNIÃO (PR / DEM / PDT / PROS / PSDB / PTN / SD / PMDB)
    | OCUPAÇÃO: APOSENTADO (EXCETO SERVIDOR PÚBLICO) | INSTRUÇÃO: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO | NATURAL DE SANTA MARIA DA VITORIA | IDADE: 63 | BENS: | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
    PERICLES LARANJEIRA BARBOSA BRAGA
    (BRAGA
    | VICE-PREFEITO | PSL | NÚMERO 55 | Por uma Santa Maria cada vez Melhor (PSD / PSL / PHS / PTB / PRP)
    | OCUPAÇÃO: AGRICULTOR | INSTRUÇÃO: ENSINO MÉDIO COMPLETO | NATURAL DE SANTA MARIA DA VITORIA | IDADE: 79 | BENS: R$ 4.510.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
    VALDECI AUGUSTO DE OLIVEIRA
    (PROFESSOR VALDECI
    | VICE-PREFEITO | PT | NÚMERO 11 | Unidos pela Reconstrução (PP / PT / PSC)
    | OCUPAÇÃO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL | INSTRUÇÃO: SUPERIOR COMPLETO | NATURAL DE PANORAMA | IDADE: 51 | BENS: R$ 540.000,00 | PROJETOS | DOADORES | FICHA 
    DEFERIDO (Saiba Mais)
  • terça-feira, 6 de setembro de 2016

    BRASIL X COLAMBIA

    Em busca de identidade, Brasil repete time pela primeira vez contra Colômbia

    No oitavo jogo da equipe no torneio, Tite mantém escalação de sua estreia e dá corpo à ideia do capitão Daniel Alves: recriar a identidade que a Seleção perdeu no tempo  Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.

    Brasil x Equador (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)Escalação da seleção brasileira será mantida para jogo diante dos colombianos (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
    Fique atento para algo inédito na partida desta terça-feira entre Brasil x Colômbia, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus, com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e, a partir das 20h, do GloboEsporte.com Pela primeira vez nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira terá a mesma escalação em duas partidas consecutivas. Não por acaso, as duas primeiras de Tite no comando, o que simboliza a busca pela criação de uma identidade nessa nova etapa.
    A manutenção da formação se respalda pela estreia da semana passada, a vitória por 3 a 0 sobre o Equador, em Quito. O desempenho foi muito melhor do que jogadores e comissão técnica esperavam, e Tite quer aproveitar o momento de sintonia. Enquanto os atletas atribuem ao treinador e seus auxiliares a imposição de um estilo de jogo, eles, por sua vez, elogiam a rapidez com que o grupo assimilou as ideias.

    Esses conceitos independem de escalação. O “jogo apoiado” que Tite tanto pede, baseado em triangulações, posse de bola, na compactação e participação de todos tanto na armação ofensiva quanto no sistema defensivo, serão foco com quaisquer jogadores em campo. Mas na situação delicada que a equipe ainda vive na tabela, onde, apesar de estar a dois pontos da Argentina, que lidera a corrida pelo Mundial-2018, se encontra apenas na quinta colocação, manter os jogadores que obtiveram um êxito tão precoce ajuda a fortalecer a criação da identidade dessa nova seleção brasileira.
    Daniel Alves coletiva seleção Manaus (Foto:  Pedro Martins / MoWA Press)Daniel Alves quer ver a identidade da seleção brasileira recriada com Tite (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
    – A Seleção tem um grupo muito promissor, com muita fome de resultado, de recriar uma identidade que sempre teve. E todos estamos hoje muito felizes pelo grupo que temos. Há muito tempo eu não sentia essa sensação que tenho com esse novo grupo, que, apesar da idade e de ter jogadores estreantes, parece que se conhece de toda vida. Estamos lutando para ganhar uma estabilidade, uma identidade para que o torcedor possa se identificar com os jogadores que aqui estão. Esse é nosso maior objetivo – afirmou o lateral-direito Daniel Alves, capitão em Manaus.
    Veja abaixo as escalações do Brasil até agora nas eliminatórias, e depois a ficha técnica da partida desta noite:
    2015  8/10 - Chile 2x0 Brasil: Jefferson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Elias, Oscar, Willian e Douglas Costa; Hulk.
    13/10 - Brasil 3x1 Venezuela:Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Oscar, Willian e Douglas Costa; Ricardo Oliveira.
    13/11 - Argentina 1x1 Brasil: Alisson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Lucas Lima, Willian e Neymar; Ricardo Oliveira.
    17/11 - Brasil 3x0 Peru: Alisson, Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias eRenato Augusto; Willian, Douglas Costa e Neymar.
    2016 25/3 - Brasil 2x2 Uruguai: Alisson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho e Renato Augusto; Willian, Douglas Costa e Neymar.
    29/3 - Paraguai 2x2 Brasil: Alisson, Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho e Renato Augusto; Willian, Douglas Costa e Ricardo Oliveira.
    1/9 - Equador 0x3 Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e MarceloCasemiro;Paulinho, Renato Augusto, Willian e NeymarGabriel Jesus.
    FICHA TÉCNICA
    BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
    COLÔMBIA: Ospina, Árias, Óscar Murillo, Jeison Murillo e Díaz; Sánchez, Pérez, Celis, Cuadrado e James Rodríguez; Bacca. Técnico: José Pekerman
    Data: 6/9/2016 Horário: 21h45 (de Brasília) Local: Arena da Amazônia, em Manaus-AM Árbitro:Patricio Lousteau (ARG) Auxiliares: Iván Nuñez e Gustavo Rossi (ARG) Transmissão: TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com. O site abre sua transmissão às 20h, e também acompanha em Tempo Real.