Agências bancárias não respeitam
tempo máximo para atendimento
Idosos reclamam da espera na fila preferencial.
Lei diz que tempo máximo de atendimento varia de 15 a 30 minutos.
A equipe de reportagem do Jornal Hoje, com uma câmera escondida, fez o teste das filas de bancos, para ver se as agências bancárias respeitam o tempo limite para o atendimento. O resultado foi negativo, alguns clientes chegam a esperar mais de uma hora.Uma senhora de 67 anos diz que prefere enfrentar a fila normal a preferencial. Segundo ela, a prática não é igual a teoria, onde ela deveria ter direito a um atendimento rápido e diferenciado. “Às vezes é um caixa só [na fila preferencial] e na outra fila tem três, quatro, é mais ágil”, conta.A lei da fila determina o tempo máximo de atendimento ao cliente que varia dos 15 minutos a 30 minutos em dias normais, e até 45 minutos na véspera ou no dia seguinte ao feriado prolongado. Contudo, é difícil encontrar alguém que tenha esse direito respeitado.Nas cidades onde a lei vigora, o uso de senhas é obrigatório. A equipe do JH enfrentou filas em todos os bancos e o tempo gasto foi quase o mesmo – cerca de uma hora. Em uma das agências, outro desrespeito a lei: o cliente enfrenta duas filas. A primeira para retirar a senha e a segunda para ser atendido.Em Goiás, o motoboy Valdivino Weber de Menezes guardou a senha que virou prova para a justiça. Ele recebeu R$ 5 mil por danos morais. O tempo de espera foi de 1h44. “Eu acabei de chegar no caixa e pedi para autenticar a senha. O rapaz não queria. Eu falei: é direito meu, euquero que autentique. É um descaso comigo e com as outras pessoas.”A Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) informou que só no ano passado investiu R$ 18 bilhões em tecnologia para atender melhor os clientes. Também informou que, nos municípios em que não há leis de tempo de atendimento, o prazo máximo deve ser de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pico.
Aqui em santa maria da vitoria-BA, também tem o mesmo problema porem, vc. ja reclamou!!!!
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