quinta-feira, 19 de abril de 2012

FUGA DE CIRILO BARROS - CORIBE-BA

Acusado de executar Chico da Meta tem fuga facilitada da penitenciária 


Cirilo Barros, acusado de disparar os tiros contra Chico da Meta, fugiu junto com Josias Chaves,
Onze meses depois de ter sido preso acusado de ser o pistoleiro que executou a tiros o empresário do ramo da aviação, Francisco Assunção Mesquita, conhecido como Chico da Meta, dono da Meta Mesquita Táxi Aéreo, em maio do ano passado, Cirilo Barros Ferreira, 63, conseguiu fugir da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na madrugada de ontem. A fuga foi descoberta por volta das 6h, quando era feita a chamada nominal dos presos. No momento em que chamaram seu nome, ele não respondeu. Outro preso, Josias Severino Chaves, condenado a mais de 50 anos de prisão, também não respondeu e foi considerado fugitivo.
A suspeita é de que os dois tenham se evadido do complexo prisional juntos. Ambos estavam recolhidos na antiga cozinha da PA, para onde são mandados presos ameaçados de morte, principalmente ex-policiais, como é o caso de Josias Chaves, ex-policial civil. Conforme a Folha apurou no ano passado, quando Cirilo foi colocado na cozinha, o local é desprovido de cercas e conta com televisão, geladeira, ventilador, dentre outros itens aos quais outros detentos não usufruem.
O diretor do presídio, Germano Albuquerque, e o próprio secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Eliéser Monteiro, foram para a PA logo depois da descoberta da fuga dos presos e comandaram uma varredura interna no estabelecimento, na expectativa de que os mesmos ainda estivessem escondidos dentro do presídio aguardando uma oportunidade para se evadirem. Porém, ainda pela manhã, após as buscas sem sucesso, a assessoria de comunicação do Sejuc enviou e-mail para a reportagem confirmando a fuga de Cirilo e Josias.
Todas as forças policiais do Estado foram informadas da fuga dos presos e a equipe da Divisão de Capturas (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania, deu início às investigações para tentar localizar os dois, mas até o fechamento da matéria, às 18h, nenhum deles havia sido encontrado. Quem tiver alguma informação que ajude a polícia localizar os dois fugitivos deve ligar para os telefones 0800 95 1000, 197 e 190 das policias Civil e Militar.


Cabo da Polícia Militar é preso e confessa que recebeu dinheiro para facilitar fuga

Ainda ontem, depois da descoberta da fuga dos presos Cirilo Barros e Josias Chaves da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, o secretário de Justiça e Cidadania, Eliéser Monteiro, convocou o Gabinete de Crise e foi para a PA, de onde começou a investigação para descobrir em que circunstância ocorreu a fuga dos presos, sobretudo de Cirilo Barros, que com saúde debilitada, com doenças como diabete, hipertensão, problema no coração, dificuldade para andar e que ainda toma remédio controlado, não teria como fugir sem ajuda, pular o muro de cerca de seis metros de altura e depois transpor outro bloqueio, o alambrado de tela com bola de arame que cerca o presídio, além do muro.

No começo da noite, o secretário convocou uma entrevista coletiva com a imprensa e anunciou que durante a investigação ficou confirmado que de fato Cirilo recebeu ajuda para fugir. Em seguida revelou que o cabo da Polícia Militar Nilsomar Ferreira da Silva, com 12 anos de farda, e que estava de plantão no presídio na ocasião da fuga de Cirilo e Josias, foi preso e confessou ter facilitado a fuga do acusado.
SUSPEITAS – Durante a entrevista coletiva o secretário de Justiça e Cidadania, Eliéser Monteiro, informou que, além de facilitar na fuga de Cirilo, o cabo Nilsomar também está sendo investigado de ter facilitado outras fugas que aconteceram na PA quando o mesmo se encontrava de plantão. Na Polícia Militar, ele deverá responder a processo administrativo disciplinar que poderá resultar em sua expulsão da corporação. 














Nenhum comentário: