quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Universidade Sonhada! Que dificuldade.

Fonte Política Livre 18/08/2011
Os prefeitos e estudantes do Vale do Rio Corrente – Oeste da Bahia - encontraram-se nesta terça-feira (16/8) com a senadora Ledice da Mata para reivindicar a criação de mais um Campi na Região. Eles alegam que a distribuição espacial das unidades de ensino vinculadas à Universidade do Oeste da Bahia, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, beneficiará apenas parte da Região.
Os prefeitos argumentaram que o Oeste Baiano é composto por dois blocos econômicos distribuídos ao longo dos Vales do Rio Grande e do Rio Corrente. No primeiro, há uma forte atividade voltada para o agronegócio com grandes empreendimentos. No Vale do Rio Corrente, o perfil de produção engloba os empreendimentos medianos e de pequeno porte, além da agricultura familiar.
Os futuros campi da Universidade Federal do Oeste da Bahia, alegam os prefeitos, não permitirá o fácil acesso aos estudantes do Vale do Rio Corrente que terão que migrar para a outra sub-região, caso queiram ter acesso à Universidade. Eles afirmam que essa migração acaba levando os jovens a fixarem de vez residência nas cidades que os acolheram. Para evitar essa situação, eles estão propondo a criação de outro Campus na cidade de Santa Maria da Vitória como forma de dar às populações do Vale do Rio Corrente as mesmas condições de ensino dos municípios vinculados ao Vale do Rio Grande.

Nenhum comentário: