quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa em seu local de origem

A imagem peregrina do Senhor Bom Jesus da Lapa chega na tarde desta quarta-feira, dia 5, a Maragojipe (133 km de Salvador), onde deve permanecer até o próximo domingo, 9, no altar da Igreja Matriz.
Uma alvorada nas primeiras horas da manhã marca a chegada da imagem que também será recebida com o badalar dos sinos da Matriz e das capelas que fazem parte da paróquia. Nesse período de cinco dias, diversas atividades religiosas serão realizadas pelos fiéis católicos, como vigílias, penitencial e missas.
Nesta quarta, os fiéis vão recepcionar a imagem do Bom Jesus na Ponte do Sinunga, estrada que liga Maragojipe a São Félix, a partir das 16 horas e logo após, saem em carreata por várias localidades do município como Coqueiros e Nagé.
Segundo informações de Luis Carlos Conceição, coordenador de serviços paroquiais, depois da carreata, às 18h, acontece o translado da imagem de Nossa Senhora da Conceição para a entrada da cidade, onde os fiéis receberão a imagem de Bom Jesus e sairão em procissão pelas principais ruas do município. “No coreto da Matriz realizaremos uma missa campal e os grupos das paróquias farão suas vigílias. No dia seguinte, quinta, às cinco horas da manhã acontece uma caminhada penitencial, louvores, celebração de bênçãos e missa. A Igreja Matriz ficará aberta para visita ao Bom Jesus até às 22 horas”, completa.
Já no domingo, a partir das 10h, uma missa solene na Igreja Matriz os fiéis católicos para a despedida da imagem. “Todos os moradores enfeitam suas ruas com palhas, bolas, bandeirolas e ouros adereços. É uma festa muito bonita”, garante Luis Conceição.
Ainda segundo o coordenador da paróquia, milhares de pessoas da procissão em louvor a imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa (que viaja do município homônimo). O cortejo em torno da imagem sai pelas ruas das cidades sempre acompanhado por uma carreata, reunindo paróquias de diversas cidades do recôncavo baiano.


Nenhum comentário: