quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oziel agradece ao vice-governador Otto Alencar pelo apoio a criação do Estado do Rio São Francisco

TODOS DEP. FEDERAIS QUE RECEBERAM VOTOS DO OESTE FOSSE ASSIM. O SÃO FRANCISCO JA ERA ESTADO.
A luta pela emancipação do oeste da Bahia para se tornar o Estado do Rio São Francisco ganhou um apoio de peso durante essa semana.
O governador em exercício da Bahia, Otto Alencar, declarou apoiar a proposta do deputado Oziel Oliveira (PDT-BA), em transformar o oeste baiano numa nova unidade da federação.  “O movimento emancipacionista na região oeste está cada vez  mais organizado e se fortalece muito com a adesão do vice-governador”, disse Oziel Oliveira que apresentou na Câmara Federal o Projeto de Decreto Legislativo nº 355/11 que prevê a realização de plebiscito para que a região chamada de Além São Francisco ganhe autonomia politico-administrativa. Pela proposta do deputado federal Oziel Oliveira o Estado do Rio São Francisco será composto por 35 municípios que estão localizados a margem esquerda do Velho Chico. O novo estado terá uma área de aproximadamente 173 mil quilômetros quadrados e um PIB estimado em R$ 10 bilhões. O deputado federal Oziel Oliveira agradeceu ao vice-governador baiano, Otto Alencar, o apoio na luta pela criação do estado do Rio São Francisco dizendo que a motivação pela emancipação parte do anseio da população de ver a “região oeste se desenvolver e proporcionar aos oestinos a aplicação justa das riquezas que produz em prol da sua gente”, finalizou.

Fonte: jornal nova fronteira

Um comentário:

Anônimo disse...

Testemunho sobre a criação do Estado do São Francisco: Essa história começa da seguinte forma. O meu avô, Cel João Novaes, recebe na Fazenda Santa Paula, em Pernambuco, Dom Pedro II, que queria conhecer o São Francisco. E que ao partir, após dois meses de convívio, lhe dar o Título de Barão, e junto todas as terras correntes do Rio São Francisco, de Pernambuco a Bahia. Portanto, essas terras passaram a ser de propriedade da família NOVAES (de Pernambuco). Aí, começa tudo, em 1923, o meu avô, resolve enviar o filho mais velho MANOEL NOVAES, para a Bahia, para estudar medicina. Naquela época medicina era em Salvador- BA, e direito em Recife-PE. Manoel Novaes cola grau de médico em 1929. E também em 1929, juntamente com outros estudantes resolve, apoiar a revolução (assim chamada) pelos estudantes baianos, em prol das candidaturas de JJ Seabra, e Getúlio Vargas a Presidência da República. Seabra, paraibano, seria, como foi o Vice de Getúlio. Isso aconteceu na Faculdade de Medicina no Passo do Terreiro em Salvador.
Com a Vitória de Getúlio Vargas e SEABRA, Getúlio, nomeia o então Tenente-General Juracy Montenegro Magalhães, seu interventor, para governar a Bahia. O General Juracy, escolhe o médico Dr. MANOEL NOVAES, para ser seu Oficial de Gabinete. Também trabalhava com o General Juracy, o Dr. Francisco Magalhães, pai de Antônio Carlos Magalhães. Em 1932, o Presidente Getúlio Vargas, convoca a Constituinte. E manda o Governador General Juracy Magalhães, convidar a Dr. Manoel Novaes, para sair como seu candidato a Constituinte, pela Bahia. Manoel Novaes, então se elege para o seu primeiro mandato de Deputado Federal, o total foram 12, ininterruptos. Mas NOVAES, se indispõe com Getúlio, por este decretar o Estado Novo. Estado Novo é o nome do regime político brasileiro fundado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que durou até 29 de outubro de 1945, que é caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. Por ir contra a ditadura, fica em prisão domiciliar, na Capital da República, no Rio de Janeiro. Com o advento da Constituinte de 1946, na qual sonhava em reconquistar as terras do seu Pai, de volta para a família, e o Estado de Pernambuco, pensou na criação do Estado do São Francisco. Mas o que ocorreu foi que o seu amor pela Bahia, o fez desistir dessa iniciativa, ele não queria separar, nem dividir o Estado. A pesar da sua força política, e ter apoio total para essa iniciativa. Daí, buscou criar uma solução, do que nasceu a sua emenda 29 das nas disposições transitórias da Constituinte de 46, que destinava 1% da renda trubutária da União para o desenvolvimento da Região do Vale do São Francisco. A qual foi aprovada, e com isso ele erradicou a malária da região, construiu portos, aeroportos, as Hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho e Paulo Afonso, e Fundou a CODEVASF- Cia. de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (www.codevasf.gov.br), e gerou com isso o crescimento e desenvolvimento sustentável para a nossa região. O Governador Agamenon Magalhães, de Pernambuco, também registrou a sua luta para recuperar essas terras do Rio São Francisco, para o Estado de Pernambuco. Pois 80% do leito corrente do Rio São Francisco, está em território baiano, e pertenciam antes a nossa família, e ao Estado de Pernambuco, quando este era uma Capitania. O que foi modificado com a Fundação de Estado com a criação e fundação da República.


MARCÍLIO NOVAES MAXXON
Presidente da CONPETRO
www.conpetro.com.br