quinta-feira, 10 de novembro de 2011

deputado federal Oziel Oliveira

Oziel Oliveira apresenta emenda para incluir campus da Ufoba em Santa Maria da Vitória.

O deputado federal Oziel Oliveira, que é membro da Comissão de Educação e Cultura protocolou na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (primeira comissão pela qual tramita o projeto) uma emenda que altera o Projeto de Lei 2.204/11 que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufoba.
O objetivo dessa emenda proposta pelo deputado Oziel Oliveira é incluir um campus no município de Santa Maria da Vitória que integra a chamada Bacia do Rio Corrente.
Pelo texto original do Projeto de Lei, além do município de Barreiras, que será o campus sede, apenas outros 3 campi farão parte da estrutura da nova universidade: Barra, Bom Jesus da Lapa e Luis Eduardo Magalhães.
De acordo com Oziel Oliveira a população de Santa Maria da Vitória e de mais 10 municípios da Bacia do Rio Corrente somam aproximadamente 200 mil habitantes. “Sabedor que cerca de 3 mil estudantes concluem o ensino médio nessa região e, como é de conhecimento de todos, não existe nenhuma instituição de ensino superior para atender esse jovens que precisam sair em busca de oportunidades nos grandes centros como Brasília, Goiânia, São Paulo e Salvador”, disse.
Na justificativa apresentada pelo deputado federal Oziel Oliveira ele destaca que o município de Santa Maria da Vitória “não fora ainda contemplado com a instalação de uma universidade pública nem mesmo uma escola técnica, gerando assim um verdadeiro obstáculo para aqueles que desejam ingressar em uma universidade”.  O deputado disse que é preciso diminuir as desigualdades sociais dentro da própria região. Entre o cerrado e vale e, entre o agronegócio e a agricultura familiar. Oziel informa ainda que o campus mais próximo dista aproximadamente 95 km e está localizado no município de Bom Jesus da Lapa.

Nenhum comentário: