domingo, 30 de julho de 2017

10 maneiras naturais de cuidar dos joelhos


joelhoMuitos de nós só reconhecem a importância dos joelhos no dia em que eles começam a doer. Só quem já sofreu alguma lesão nessas articulações tão cruciais do nosso corpo sabe o valor que tem cuidar bem dos joelhos. É por isso que reproduzo aqui o artigo da revista Seleções deste mês que traz 10 maneiras naturais de cuidar dos nossos queridos joelhos (afinal, prevenir é sempre melhor que remediar!):
1 Exercícios inteligentes
Não, não pare de se exercitar. A atividade física fortalece os músculos que sustentam a articulação do joelho. Duas coisas a evitar se houver dor: correr e fazer extensões totais de perna em aparelhos com resistência. Opções melhores: caminhar, pedalar e fazer exercícios de “cadeia cinética fechada”, nos quais o pé permanece plantado (como no elíptico).
2 Alimentos curativos
Eles vão diretamente para os joelhos. Num estudo, tomar leite desnatado ou com 1% de gordura freou a osteoartrite do joelho das participantes. Outra pesquisa indica que quem come frutas com vitamina C apresenta menos sinais de estar se encaminhando para a osteoartrite. Em outro estudo, 510 mg diários de extrato de gengibre melhoraram a dor no joelho de pacientes artríticos.
3 Gelo
O gelo combina muito bem com inchaço e dor. Sempre que machucar o joelho ou sofrer uma crise de artrite, ponha gelo em torno da articulação durante 20 minutos, de hora em hora, para reduzir a inflamação.
4 Emagrecer
Cada quilo perdido dá a impressão de que são menos cinco quilos sobre o joelho. Exercícios e alimentação saudável ajudam a emagrecer, mas combinar os dois é o padrão ideal para aliviar a dor e restaurar a função, de acordo com um estudo recente.
5 Glucosamina/condroitina
Alguns joelhos reagem, outros não. Por isso, nos estudos, o benefício parece inexistente em termos estatísticos. Experimente durante dois ou três meses; é quando surgirá o efeito, se funcionar.
6 Plasma rico em plaquetas
Remove-se um pouco de sangue, que é tratado e reinjetado na articulação com um concentrado de proteínas chamadas fatores de crescimento. O plasma rico em plaquetas tem sido usado por atletas em casos de entorse; agora há indícios claros de que alivia a dor no joelho. Caso haja confirmação em mais estudos, o método pode se tornar comum em alguns anos.
7 Anti-inflamatórios não esteroides
Medicamentos como ibuprofeno são melhores do que o acetaminofeno. Se seu estômago aguentar e seu médico concordar, tome-os durante 10 a 14 dias. “Assim é mais eficaz do que tomar e parar”, diz a Dra. Elizabeth Matzkin, da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.
8 Injeções
Quando injetados na articulação, os corticosteroides aliviam a dor no joelho porque reduzem a inflamação. Mas o efeito é temporário. Injeções repetidas podem prejudicar a cartilagem, e por isso os médicos costumam limitar as aplicações a três ou quatro por ano.
9 Prótese de joelho
Se as opções menos invasivas não derem certo, pense em cirurgia. O cirurgião recobre as extremidades do fêmur e da tíbia (os ossos de cima e de baixo da perna) em seu ponto de encontro e substitui a cartilagem danificada por implantes de metal e plástico. É a opção mais drástica, mas pode ajudar você a continuar subindo escadas.
10 Caminhada
Seis mil passos por dia reduzem a probabilidade de problemas de mobilidade em pessoas em risco ou que já têm osteoartrite do joelho.

Nenhum comentário: