segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MEDICOS NO OESTE.

MÉDICOS ESTRANGEIROS QUE VÃO ATUAR EM COCOS, CORRENTINA E SERRA DOURADA JÁ ESTÃO EM SALVADOR E TRARÁ O CALOR HUMANO COMO PROFISSIONAL E INFRA-ESTRUTURA QUEM VAI DAR?

Cinquenta médicos cubanos que vão trabalhar na Bahia pelo programa Mais Médicos desembarcaram mês passado (25) no Aeroporto Internacional de Salvador. Com bandeiras de Cuba e do Brasil nas mãos, eles foram recebidos por populares, além de integrantes de partidos políticos e Organizações Não Governamentais (ONGs) que entoavam canções como "Cubanos, amigos, Brasil está contigo".


Todos os profissionais que vão atuar no estado já participaram de missões em países fora de Cuba e possuem especialidade em Medicina da Família entre suas qualificações. A maioria deles também possui mais de 16 anos de experiência na área de saúde.
Os médicos ficarão alojados em unidades militares em Salvadorx e antes de seguirem para um dos 22 municípios da Bahia onde vão atuar, participarão de cursos sobre a saúde pública no Brasil e língua portuguesa.

Os cubanos vão ser distribuídos nas cidades de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Carinhanha, Central, Cocos, Coronel João Sá,Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano.
O médico português Raul dos Reis Ramalho, de 66 anos, foi o primeiro estrangeiro do programa Mais Médicos a chegar a Salvador.

Embora seja português, Raul é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, sediada em Salvador. Aposentado por seu país desde 2011, ele tem uma filha que nasceu na capital baiana e um outro que vive na cidade há dois anos.
"Eu aproveitei a oportunidade. O carinho que eu tenho pela terra baiana é muito grande. Infelizmente, quando me formei não pude ficar, mas nos últimos 15 anos venho sempre passar as férias aqui", diz o médico.

Nenhum comentário: