quarta-feira, 6 de março de 2013

NO APAGAR DAS LUZES DE 2012. É MOLE!


Correntina: a Vila do Rosário passa a ser distrito. Câmara aprovou. em 13-12-2012Vista do novo distrito pelos satélites do Google Earth

Vista do novo distrito pelos satélites do Google Earth
Após oito anos de muita discussão, polêmicas e audiência pública,  a Câmara Municipal de Vereadores de Correntina-BA, ao apagar das luzes, na última sessão do segundo período legislativo de 2012, aprovou o Projeto de Lei de Criação do Distrito do Povoado de Rosário.

Votaram a favor os vereadores Amauri Barbosa Monteiro, Cassimiro de Castro e Silva, Elmiro Rodrigues da Silva, Epaminondas Magalhães (Vandão), Ieda Maria Pereira Barbosa, Lourival Conceição de Miranda – Louro de João de Lino, Professora Vanúzia. Absteve-se de votar o vereador Almir de Almeida Silva – Taá, pelo fato de que o seu maior reduto político, o Distrito de São Manoel do Norte, é contrário ao Projeto. O Presidente da Câmara Miltão não teve a necessidade de votar porque a matéria é maioria absoluta, quer dizer: o voto dele é de minerva. 
O Projeto de Lei de Criação do Distrito de Rosário foi rejeitado por mais de duas vezes. Os vereadores em outras oportunidades teriam receio de votar o referido projeto com medo de represália política dos eleitores ribeirinhos do Rio Arrojado, em especial os moradores do Distrito de São Manoel do Norte, que são totalmente contrários à Criação do Distrito de Rosário.

O Projeto de Lei levou a Câmara, certa vez, para uma sessão itinerante no distrito de Rosário. Foi uma manobra política para votar o projeto. No episódio, houve muita insatisfação dos moradores. A pressão chegou ao ponto de os vereadores quase sofrerem agressão por não colocar o projeto em votação. Resta agora ao Chefe do Executivo sancionar o projeto para a comunidade passar a ser de fato e direito um Distrito.

Nenhum comentário: